(49) 99811-5023

NO AR

BOM DIA BOM JESUS

emy10.com.br

Brasil

Nova CNH começa a ser emitida em SC nesta quarta, 1º de junho; veja o que muda

Publicada em 01/06/2022 às 07:33h - 46 visualizações

por


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitida em Santa Catarina nesta quarta-feira (1º). Não há necessidade de troca imediata para o novo padrão. O novo formato do documento atende a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro de 2021.

 

A mudança, segundo o Detran SC, busca alinhar a carteira de motorista brasileira com o padrão internacional, além de acrescentar dispositivos de segurança contra falsificações. O documento poderá ser expedido em meios físico, digital ou ambos.

 

Mudanças

A nova CNH terá alteração de cores, que serão predominantemente amarela e verde, e trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir (veja modelo acima).

 

A primeira coluna terá a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo.

 

O documento também vai apontar se o condutor tem apenas permissão para dirigir, por meio da letra "P", ou se já possui CNH definitiva, com o uso da letra "D". O modelo mostrará se o condutor utiliza a CNH para trabalhar, e terá um campo para apresentar possíveis restrições médicas.

 

A nova versão mantém o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.

 

Segurança

Conforme o Detran de Santa Catarina, o novo modelo tem padrões de segurança contra falsificações, tinta especial fluorescente, bem como itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento.

 

Inclusão de nome social

O condutor que quiser poderá incluir na nova CNH o nome social, caso ele já esteja registrado na carteira de identidade, além da filiação afetiva.

 

A troca do documento será de forma gradativa, nas seguintes situações:

Renovação da CNH;

Inclusão de uma categoria;

Troca devido a algum erro entre os dados impressos;

Solicitação da segunda via do documento.

Fonte(s): G1 Santa Catarina




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 12732179
Usuários Online: 2307
Copyright (c) 2022 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações