(49) 99811-5023

NO AR

Top Show

emy10.com.br

Brasil

Governadora volta a defender tratamento precoce e autonomia de médicos

Daniela Reinehr esteve em Joinville nesta segunda-feira (9) onde se reuniu com integrantes da Acij; ela afirmou que o Estado não deve apresentar novas flexibilizações nas próximas semanas

Publicada em 10/11/20 às 11:14h - 176 visualizações

por Rádio Emy10


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Grupo WH Comunicações)

A governadora Daniela Reinehr voltou a defender a autonomia dos médicos e o tratamento precoce de pacientes diagnosticados com a Covid-19 durante a coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (9) em Joinville, no Norte do Estado.

Ela esteve na cidade para participar de uma reunião com integrantes da Acij (Associação Empresarial de Joinville) e discutir assuntos relacionados a saúde e infraestrutura.

No último dia 2 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde publicou uma nota técnica que permite que os médicos possam prescrever medicamentos, como a cloroquina, para o tratamento do novo coronavírus, antes da realização de exames que confirmem o diagnóstico da doença.

Segundo a governadora, a iniciativa teve como objetivo dar uma maior autonomia aos profissionais da saúde, sem a interferência do Estado, e focar na prevenção da saúde dos catarinenses.

“O meu entendimento sempre foi de que o médico tem sim autonomia para prescrever o melhor tratamento, de acordo com expertise técnica dele, que é conferida por lei. Por isso, eu entendo que o Estado não tem que interferir na forma como o médico vai trabalhar. Ou seja, não tem que interferir na conduta do profissional, mas sim dar condições para que ele possa exercer sua profissão e a saúde como um todo funcione de forma eficiente”, pontuou.

A nota técnica 016/2020 substitui a 13/2020, publicada em julho. Os dois documentos tratam das diretrizes do governo do Estado para o tratamento de casos leves da Covid-19.

A principal diferença é que, no novo documento, é retirada a obrigatoriedade dos médicos de seguirem a Nota Informativa 01/2020, que trata da prescrição de medicamentos.

Nela, os profissionais de saúde são orientados a prescreverem a cloroquina e a hidroxicloroquina apenas nos casos em que o paciente participar de ensaios clínicos, ou a critério médico, com a devida concordância por escrito do paciente ou de responsável através da assinatura do Termo de Ciência e Consentimento.

Em ambas as situações há necessidade de entrevista com o paciente para entender seus sintomas, exames físicos e complementares. Além disso, a nota informativa também fala que os critérios clínicos para início do tratamento não excluem a necessidade de confirmação da doença e que os pacientes em uso dos medicamentos deveriam passar por outros exames.

Dessa forma, com a nova nota técnica publicada neste mês, os profissionais estão desobrigados desses procedimentos e podem realizar a prescrição dos medicamentos mesmo sem exames que comprovem a Covid-19.

Fonte: WH Comunicações.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13127107
Usuários Online: 2301
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações