(49) 99811-5023

NO AR

Rádio Emy10

emy10.com.br

Brasil

MPSC e Polícia Civil apontam possível participação de Carlos Moisés na compra dos 200 respiradores

Publicada em 23/06/20 às 06:37h - 275 visualizações

por Rádio Emy10


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Emy10)

Após o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Polícia Civil do Estado apontarem uma possível participação do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés na compra dos 200 respiradores da Veigamed, a Vara Criminal da Região Metropolitana de Florianópolis decidiu nesta segunda-feira (22) encaminhar o processo da investigação da dispensa de licitação para a compra emergencial dos aparelhos pelo Governo de SC, decorrente da Operação O2 (Operação Oxigênio), para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por determinação do juiz Elleston Lissandro Canali, os autos, seus apensos, bens e objetos eventualmente apreendidos deverão ser encaminhados ao STJ.

A decisão atende ao pleito do MPSC e da Polícia Civil do Estado, que formularam o requerimento que aponta a possível participação do governador do Estado nos crimes investigados. Conforme as autoridades investigantes, ao proceder à análise de algumas evidências digitais identificadas no laudo pericial elaborado pelo Instituto Geral de Perícias (IGP), referente ao aparelho celular utilizado por um dos investigados e diante de novos interrogatórios realizados, constatou-se que o chefe do Poder Executivo, governador Carlos Moisés, tinha ciência e possível participação nos fatos delituosos em apuração.

Conforme o MPSC, o requerimento foi feito na manhã de sexta-feira (19), após a identificação de referências a agente político com prerrogativa de foro. Com o declínio de competência, a investigação criminal passa a ser de responsabilidade da Procuradoria-Geral da República (PGR). 

Os fatos que são investigados na esfera cível pela 26ª Promotoria de Justiça da Capital serão encaminhados pela Força-Tarefa ao Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina para apuração quanto a eventuais atos de improbidade administrativa.

A Força-Tarefa, até o presente momento, já colheu mais de 50 depoimentos, cumpriu 51 mandados de busca e apreensão e 5 de prisão preventiva, obteve a indisponibilidade de 12 imóveis, 16 veículos e recuperou mais de 12 milhões de reais em dinheiro.

O artigo 105 da Constituição Federal, apontou o juiz, estabelece o foro por prerrogativa de função em favor de governadores de Estados, os quais são processados e julgados, originariamente, nos crimes comuns, pelo Superior Tribunal de Justiça. “Apontada a possível participação do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Santa Catarina na aquisição de equipamentos supostamente criminosa, deve este Juízo abster-se de qualquer valoração dos elementos de prova agora surgidos e mencionados pelas autoridades responsáveis pelas investigações, sob pena de indevida invasão de competência jurisdicional alheia”, escreveu o magistrado.











Fonte: ClicRDC




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13113383
Usuários Online: 2302
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações