(49) 99811-5023

NO AR

Rádio Emy10

emy10.com.br

Brasil

Defesa Civil aponta risco de rompimento em barragens e reservatórios de SC

Publicada em 21/03/19 às 07:07h - 623 visualizações

por Rádio Emy10


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: NSC TV)

Rachaduras em barragens e reservatórios de água colocaram a Defesa Civil de Itajaí em alerta. Um relatório técnico do órgão apontou que as estruturas apresentam risco de rompimento. O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) vai investir R$ 11 milhões para obras emergenciais. O prazo para os trabalhos ficarem prontos é de seis meses.

Quem está perto das estruturas, preocupa-se. É o caso do aposentado Celso Lana, que mora abaixo da estação de tratamento de São Roque. Parte da encosta da barragem está cedendo. "A gente fica preocupado, né? A gente convive com o perigo, aí é uma preocupação", disse.

Na estação de tratamento, passam mil litros de água por segundo, que abastecem as cidades de Itajaí e Navegantes. Só que a estrutura corre risco de rompimento, segundo o relatório.

"Nós começamos a perceber que a estrutura das descargas encontram-se já fissuradas, com trincas bem robustas, e também trincas no solo. Como se pode perceber, toda essa região de solo aqui está se movimentando", afirmou o engenheiro civil Nei Dionísio Locatelli.

Outras estruturas

O levantamento mostra também problemas na Estação de Recalque de Água do bairro Fazendinha. Na barragem no canal do Rio Itajaí-Mirim, há várias rachaduras e as proteções na encosta cederam, o que traz risco de um possível colapso

"Esse problema da barragem na salina daria uma salinização muito grande na água, tanto de Itajaí quanto de Navegantes, e afetaria grandemente as indústrias, a pesca. Em relação à estação de tratamento de São Roque, há residências que ficam no pé da encosta do morro e um eventual rompimento dessas barragens poderia causar sérios danos à vida das pessoas", afirmou o diretor do Semana, Diego Antônio da Silva.

Ele disse que a empresa contratada aguarda autorizações para começar os reparos nas estruturas: "Ela já está com o canteiro de obras pronto, a empresa, aguardando apenas a liberação do IMA [Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina] em relação às licenças ambientais".


G1 SC




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13116434
Usuários Online: 2307
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações