(49) 99811-5023

NO AR

SHOW DA MANHÃ

emy10.com.br

Brasil

'Não mandei matar meu filho', diz Leandro Boldrini ao depor

Publicada em 14/03/19 às 07:56h - 295 visualizações

por Rádio Emy10


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: TJ RS/Divulgação)

Acusado de matar o filho Bernardo Boldrini, então com 11 anos, o médico Leandro Boldrini foi interrogado na tarde desta quarta-feira (13), terceiro dia do julgamento popular do crime no Fórum de Três Passos, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Ele negou as acusações, afirmando que a criança foi morta pela madrasta, Graciele Ugulini, e pela amiga dela Edelvânia Wirganovicz.

"Eu não mandei matar meu filho", disse o médico. "Extraiam todo o meu sangue, me decapitem, façam o que quiserem fazer comigo, senhores jurados, mas vocês estarão incorrendo em um erro gravíssimo. Espero com todo o respeito e os senhores e senhoras jurados analisem todo o contexto probatório e vocês vão ver: como um pai vai mandar matar o filho? Isso não existe", acrescentou.

Uma das testemunhas que prestou depoimento em defesa do réu e assistia ao júri foi às lágrimas ao ouvir o apelo de Leandro. Ela preferiu não falar à reportagem.

Bernardo foi morto em 2014, aos 11 anos, após ingerir uma superdosagem de Midazolam. O corpo foi encontrado 10 dias depois envolto em um saco plástico em uma cova em Frederico Westphalen.

Além dos três réus, Evandro Wirganovicz, irmão de Edelvânia, também responde pelo crime. Os demais acusados serão interrogados ao longo do julgamento, que teve início na última segunda-feira (11) em Três Passos.

A expectativa no salão do júri era grande para a chegada de Leandro Boldrini nesta quarta-feira (13). Jurados, comunidade e imprensa já estavam posicionados no aguardo do réu, o primeiro a ser interrogado no julgamento do caso Bernardo, que chega ao terceiro dia.

Por volta das 15h, Boldrini entrou com a cabeça erguida, porém olhando para baixo, e braços cruzados. Quando sentou, a juíza Sucilene Engler Werle informou o réu que ele tinha o direito de ficar em silêncio, mas alertou: "Os jurados poderão interpretar o silêncio como acharem conveniente."

"Faço questão de falar", respondeu Boldrini, aparentando segurança.

O réu responde por homicídio quadruplamente qualificado, ocultação de cadáver e falsidade ideológica, por ter noticiado falsamente o desaparecimento do filho à polícia, conforme o Ministério Público.

Antes de começar a questioná-lo, a juíza fez a leitura da denúncia e do aditamento. Ela perguntou se os fatos narrados na denúncia eram verdadeiros.

"Referente à minha pessoa, eles não são verdadeiros", disse.

Após as primeiras perguntas, ele virou-se em direção aos jurados, a pedido do seu advogado de defesa, posicionando-se de forma lateral à juíza e de costas para seus representantes.

Ao longo de três horas e meia, perante dezenas de pessoas, sem demonstrar alterações de humor, ele negou as acusações, mas reconheceu que era um pai "mais provedor do que um pai presente", e que a relação entre Bernardo e sua mulher Graciele Ugulini era conturbada.

Relação familiar

Leandro Boldrini relatou que o relacionamento com Graciele, madrasta de Bernardo e também ré, começou em abril de 2010, logo após falecimento da esposa dele, Odilaine Uglione, mãe de Bernardo.
Segundo o réu, a madrasta foi bem recebida pelo filho. "A gente contratou uma espécie de uma psicopedagoga. Ela orientou o Bernardo durante esse período de 2010 a 2011", contou Boldrini.

A relação do casal era de confiança, definiu. "Era uma relação de respeito e, assim, uma relação familiar de amizade de compreensão um com o outro, de confiança, isso que eu tenho pra lhe dizer", respondeu à promotoria.

Os atritos entre o filho e a madrasta teriam começado em 2013, conforme o réu, ano em que a filha do casal nasceu. "O irmãozinho mais velho talvez perdesse aquela exclusividade que ele tinha", afirmou Boldrini.

No depoimento, o médico acrescentou ainda que ele e o filho tinham um relacionamento habitual e justificou a ausência dele em ocasiões importantes apontada por testemunhas alegando muito trabalho. "Sempre trabalhei muito. Claro que a gente tinha os momentos em que podia ter o lazer, mas o trabalho afetava", disse.

Sobre os relatos de que o Bernardo vivia na casa dos colegas e que não levava os amigos para a casa da família, Boldrini relatou que o filho, com 11 anos na época, já tinha autonomia para tomar decisões.

"Ele decidia a agenda dele. Praticamente, já vinha com a ideia montada", relatou. "Ele gostava muito de frequentar seus coleguinhas de escola", acrescentou.

Consignação de perguntas

Embora tenha dito estar disposto a falar, o réu foi orientado por seus advogados a não responder às perguntas de um dos promotores. A alegação era que houve desrespeito no questionamento. As perguntas, então, foram consignadas – foram feitas em sequência mesmo que não houvesse resposta.

O defensor de Leandro, depois, afirmou que o direito do réu de permanecer em silêncio foi ferido pela consignação, pois, na avaliação dele, o júri pode interpretar o silêncio do acusado ante às questões de várias formas. Segundo ele, a jurisprudência já anulou outros julgamentos por conta do mesmo fato.

Em caso de condenação do réu, a manifestação do advogado de defesa de Leandro durante o julgamento pode vir a ser usada em um futuro recurso, quando a defesa pode vir a pedir a anulação do júri.

'Nunca fui desonesto'

Um dos advogados de Leandro perguntou a ele como era a relação com o pai, já falecido. O réu respondeu: "Meu pai nunca me pegou no colo, nunca me deu um beijo ou um abraço." Depois, acrescentou: "Amava e amo ele (o pai) incondicionalmente."

Ele também falou sobre o fato do pai ter incentivado ele nos estudos, e também comentou a trajetória dele.

O advogado pediu ainda que Leandro falasse sobre o desejo que tinha de ser julgado em Três Passos, e não em Porto Alegre, como havia sido cogitado. "Pela minha honestidade, desde 2003 estou aqui, um longo tempo, e nunca fui desonesto com ninguém e com nada", justificou.

Leandro também foi questionado sobre o porquê da gravação do vídeo em que Bernardo aparece com um facão. "A Graciele disse 'tem que gravar, tem que gravar'. Então, apertei o botão e gravei. Minha intenção era mostrar para o psiquiatra", respondeu.

Segundo Leandro, a relação entre Bernardo e a madrasta não era boa. "Eles não se dava bem, se odiavam."

Aos fatos

O réu disse que tomou conhecimento na noite de sexta-feira, 4 de abril de 2014, sobre a ida do filho a Frederico Westphalen - cidade em que o corpo do menino foi encontrado enterrado em uma cova rasa - com Graciela durante a tarde. Desde essa data, o menino não foi mais visto. Graciele teria dito que levou o menino junto para não atrapalhar o sono da filha dela em casa.

Boldrini disse que não achou o convite estranho, apesar dos desentendimentos entre os dois. "No almoço, percebi uma situação muito afetuosa, comemos um filé de peixe tilápia. Eu pensei: ‘estão se acertando’", relatou.

O almoço teria durado de 12 minutos a 15 minutos, segundo o réu, que disse ter chegado por volta das 12h em casa naquela sexta-feira. Às 12h22, aproximadamente, o menino Bernardo é visto dentro de um carro com a madrasta.

Os promotores do Ministério Público questionam Boldrini sobre como ele não sabia que o filho havia saído com a madrasta se estava almoçando poucos minutos antes da saída dos dois em casa. "Eu estava ‘cesteando’, doutor", alegou o réu.

No fim do dia, a madrasta teria relatado ao companheiro que Bernardo iria naquela noite para a casa de um amigo, onde dormiria e que, por isso, não se preocupou com o filho. No sábado, ele iria para a casa de outra pessoa.

"Não me preocupei, porque eles gostavam de brincar, computador, joguinho... Sabia que ele estava em um local tranquilo", afirmou.

O réu disse que havia combinado que o menino deveria estar de volta à residência até as 19h do domingo, o que não ocorreu. Foi quando ele teria começado a procurar o menino.

"Comecei a maratona de ligações e procura, liguei para os colegas", contou. "Na segunda-feira, pensei que ele estava no colégio, pregando uma peça", disse, relatando que não chegou a ir até o colégio Ipiranga procurar o menino.

Boldrini disse que, em nenhum momento, desconfiou da Kelly (apelido de Graciele), e que a cada dia ficava mais apreensivo no aguardo de uma notícia do filho.

"A delegada me disse: ‘Leandro, descartamos já a linha de sequestro porque ninguém pediu resgate, descartamos a linha de sumiço por conta própria. Então, a gente só tá trabalhando com a linha de assassinato’. Eu disse: ‘Barbaridade’", recordou o réu.

'Indícios fortíssimos de falsificação'

O terceiro dia do júri teve depoimentos de outras três testemunhas, todas indicadas pela defesa de Leandro Boldrini. Entre elas estava o perito criminal grafotécnico aposentado Luiz Gabriel Costa, que afirmou que a assinatura de Leandro Boldrini, pai da vítima, na receita de midazolam, medicamento que causou a morte devido à superdosagem, tem "indícios fortíssimos de falsificação".

O perito foi contratado pela defesa de Leandro Boldrini, que alega que não foi ele quem assinou a receita do medicamento, pois não teve envolvimento no crime. Por cerca de duas horas, ele apresentou indícios da falsificação.

"O dinamismo, a velocidade da assinatura questionada era inferior aos padrões. Em segundo, no centro da assinatura, tem uma interrupção anormal do movimento da escrita. Teve uma parada, uma retomada, outra parada e outra retomada. Quando isso não existe em padrões, mas em assinaturas, revelam indícios fortíssimos de falsificação gráfica", concluiu.

Outras testemunhas

Mais cedo, outros dois depoimentos foram colhidos. O primeiro foi marcado por um desentendimento entre a testemunha, Luiz Omar Gomes Pinto, que trabalhou para Leandro Boldrini, e o advogado Jean Severo, representante da ré Edelvânia Wirganovicz.

A juíza Sucilene Engler Werle interferiu e pediu que advogado se acalmasse. A sessão chegou a ser suspensa novamente pouco tempo depois, porque algumas testemunhas relataram pressão alta.

Pinto havia pedido que Severo falasse mais baixo ao questioná-lo, e o advogado respondeu: "mas isso é um problema seu, eu falo alto. Tu não vai me dizer nada, o senhor é testemunha aqui."

Sucilene pediu que o advogado atendesse o pedido. Ele reagiu. "É o meu jeito de falar. Para mim eu nem precisava de microfone. Eu só estou fazendo uma pergunta", continuou o advogado. A testemunha respondeu à pergunta, negando saber sobre uma suposta traição de Graciele a Leandro, e finalizou: "só grita quem não tem argumento".

O advogado voltou a se exaltar: "Ou fala assim quem está mentindo, como tu". A juíza voltou a questionar o defensor, que reagiu: "ninguém vai me afrontar aqui.". A magistrada, então, suspendeu a sessão e chamou Severo para uma conversa reservada.

A outra testemunha a depor foi a professora Maria Lúcia Cremonesi, que lecionou para Leandro Boldrini e é amiga próxima da família dele. Ela relatou que Leandro e os irmãos não foram bem cuidados pelos pais. Disse que Leandro nunca foi pego no colo pelo pai, e que ele e os irmãos foram tratados de forma rude.

Depois da fala da professora, a defesa de Leandro informou que havia desistido de três testemunhas, dois irmãos dele e uma cunhada.

Leandro, Graciele, Edelvânia e Evandro respondem por homicídio com quatro qualificadoras (motivo torpe, fútil, com emprego de veneno e mediante dissimulação) e ocultação de cadáver. O pai de Bernardo ainda responde por falsidade ideológica.

O processo que apura a morte de Bernardo tem cerca de 9 mil páginas, distribuídas em 44 volumes.

G1



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13117092
Usuários Online: 2303
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações