(49) 99811-5023

NO AR

JORNAL DO MEIO DIA

emy10.com.br

Brasil

Prazo para justificar ausência de voto no 2º turno das eleições termina nesta quinta-feira

Publicada em 27/12/18 às 08:15h - 294 visualizações

por Rádio Emy10


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Ricardo Araújo/Rede Amazônica)

Encerra nesta quinta-feira (27) o prazo para justificar a ausência de voto no segundo turno das eleições de 2018. Quem não exerceu o direito de voto precisa regularizar sua situação junto ao Tribunal Regional Eleitoral(TRE-SC).

O não comparecimento não justificado na votação é uma irregularidade passível de multa - após três faltas sem justificativa, o título de eleitor cancelado. A justificativa pode ser feita em cartórios eleitorais ou pela internet, através do sistema Justifica.

Não precisam votar e nem justificar a ausência analfabetos e pessoas que têm entre 16 e 18 anos e maiores de 70. Deficientes físicos e deficientes mentais que estejam impossibilitados de cumprir as obrigações também não precisam fazer a regularização.

Quem não fizer a regularização fica impedido de tomar posse em cargos públicos e receber salários, tirar o passaporte e até de fazer matrícula em universidades, além de receber multa. O voto é obrigatório para pessoas com idade entre 18 e 70 anos.

Sem votar e sem justificar

Caso não vote nem justifique, o eleitor será multado com um valor a ser definido pelo juiz eleitoral. Sem a prova de que votou na última eleição, pagou a multa ou de que se justificou estará impedido dos seguintes trâmites:

·         obter passaporte ou carteira de identidade;

·         inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;

·         receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público;

·         renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

·         obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração ele participe.

 G1 SC




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13118330
Usuários Online: 2305
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações