(49) 99811-5023

NO AR

SHOW DA TARDE

emy10.com.br

Brasil

Decisão de Cuba de deixar programa Mais Médicos deve afetar cerca de 200 municípios de SC

Publicada em 15/11/18 às 06:07h - 354 visualizações

por Rádio Emy10


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Thaís Andrioli/RBS TV)

A decisão do governo de Cuba de sair do programa social Mais Médicos deve afetar cerca de 200 municípios catarinenses, onde atuam aproximadamente 250 profissionais cubanos. Os números são da Comissão Estadual do Mais Médicos no estado. O órgão aguarda decisão do governo federal em relação ao atendimento à população.

Conforme a comissão, no total em torno de 570 médico atuam pelo programa em Santa Catarina. Cerca de 30 deles são estrangeiros de outras nacionalidades. O restante é de brasileiros formados no país ou no exterior.

Decisão de Cuba de deixar programa Mais Médicos deve afetar cerca de 200 municípios de SC

NSC Notícias - SC

Os médicos cubanos são pagos pelo Ministério da Saúde. O governo de Cuba informou nesta quarta-feira (14) que decidiu sair do Mais Médicos, citando "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil.

O país caribenho envia profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde desde 2013, quando o governo da então presidente Dilma Rousseff criou o programa para atender regiões carentes sem cobertura médica. No Brasil, São Paulo e Bahia são os estados com mais médicos cubanos pelo Mais Médicos.

Cubanos em SC

Os médicos cubanos atuam em Santa Catarina desde 2014, conforme o coordenador da comissão, Paulo Orsini. "Eles receberam um comunicado do Ministério da Saúde de Cuba para voltarem quando receberem a passagem aérea", disse ele em relação à decisão do governo cubano divulgada nesta quarta. Ele acredita que esse trâmite deve ocorrer em 10 a 20 dias.

No estado, os cubanos trabalham na atenção básica. "Eles proporcionaram que Santa Catarina tenha uma das maiores coberturas da atenção básica do Brasil", disse o coordenador. Há médicos cubanos tanto em cidades grandes, como Joinville, no Norte, quanto em municípios menores.

Entre as cidades que devem sentir o impacto da decisão estão Içara, no Sul, onde praticamente todos os médicos da atenção primária são cubanos, e Caibi, no Oeste, que tem um cubano como único médico da atenção básica. "Içara tem também um hospital. Se fechar a atenção básica, vai lotar o hospital", disse o coordenador.

Ele também disse que desde 2016 existe uma inversão na proporção entre brasileiros e pessoas de outras nacionalidades no programa. "Agora, o número de estrangeiros é menor. O objetivo é que no futuro todos sejam brasileiros".

Anúncio de edital

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (14) que lançará nos próximos dias um edital para convocar médicos que queiram ocupar as vagas a serem deixadas pelos profissionais cubanos do programa Mais Médicos.

Em agosto, ainda em campanha, Bolsonaro declarou que ele "expulsaria" os médicos cubanos do Brasil com base no exame de revalidação de diploma de médicos formados no exterior, o Revalida. A promessa também estava no plano de governo dele.

G1 SC




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13113167
Usuários Online: 2304
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações