(49) 99811-5023

NO AR

Rádio Emy10

emy10.com.br

Brasil

Boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco a partir deste sábado

Publicada em 09/11/18 às 06:02h - 322 visualizações

por Rádio Emy10


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)
Boletos de pagamento de qualquer tipo que tiverem extrapolado a data de vencimento poderão ser pagos em qualquer banco ou correspondente a partir deste sábado (10). Este novo recurso finaliza a implementação da Nova Plataforma de Cobrança (NPC), sistema desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com os bancos. 

O sistema começou a ser implantado há quatro anos e era para ter sido concluído em 22 de setembro, mas após reclamações de clientes, o cronograma foi alterado.

A NPC - Nova Plataforma de Cobrança

Segundo a Febraban, além da praticidade, a implementação da NPC torna o processo de pagamento via boleto mais seguro, sem risco de fraudes. Nesta última etapa, vai ser possível pagar em qualquer instituição, mesmo com atraso, títulos referentes a faturas de cartão de crédito e doações no novo sistema.

Outra mudança diz respeito ao comprovante de pagamento, que será mais completo, apresentando todos os detalhes do boleto, (juros, multa, desconto, etc) e as informações do beneficiário e pagador.

Leia também: Veja as principais atribuições do Ministério do Trabalho, que será extinto no governo Bolsonaro

O sistema vem incorporando à base de dados informações do CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do emissor, data de vencimento e valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador. São normas do Banco Central que aos quais o NPC já está adaptado. 

A Febraban diz que essas informações são importantes para checar a veracidade dos documentos na hora de se fazer o pagamento. Caso os dados do boleto a ser pago não coincidam com aqueles registrados na base da Nova Plataforma, ele é recusado, pois o boleto pode ser falso.

Transição por etapas

Para fazer a migração do modelo antigo de processamento para o atual, os bancos optaram por incluir os boletos no novo sistema por etapas, de acordo com o valor a ser pago.
Esse processo começou em meados do ano passado para boletos acima de R$ 50 mil (os de menor volume) e termina no dia 10 de novembro, com a incorporação dos boletos de cartão de crédito e doações.

Boletos de cartão de crédito e doações

Com uma participação de cerca de 40% do total de títulos emitidos no país, os boletos de cartões de crédito e doações têm uma característica em comum: o valor a ser pago pelo consumidor pode não ser exatamente o que consta em cada boleto.

No caso dos cartões, porque há opções de pagamento, como valor mínimo, duas ou três parcelas. No caso das doações, ele também pode escolher um valor diferente do que está impresso no boleto.

Segundo a Febraban, da mesma forma que nas fases anteriores, se os boletos não estiverem cadastrados na base do novo sistema, os bancos irão recusá-los.

Se isso acontecer, o pagador deve procurar o beneficiário, que é o emissor do boleto, para quitar o débito ou solicitar o cadastramento do título.
Diário Catarinense



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13101133
Usuários Online: 2301
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações