(49) 99811-5023

NO AR

Caminhos da Roça

Com Chico Machado

Brasil

Desarticulada organização atuante no tráfico de drogas em Chapecó

Publicada em 01/11/18 as 12:58h por Rádio Emy10 - 58 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Policia Civil)

A Polícia Civil, por meio da DPCAMI Chapecó, com apoio da Divisão de Investigação Criminal (DIC), Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) e Delegacias de área 1º e 3º DPs, desencadeou na manhã desta quarta-feira (31) a “Operação Caronte” para desarticular o embrião de uma organização criminosa que se forma nos arredores da Escola Parque Cidadão Leonel Moura Brizola no CAIC. 

Essa organização criminosa, embora ainda embrionária, já apresentava potencial para tomar o controle do tráfico, por meio de coação e ameaças às pessoas que moram ou trabalham no local. O fato de serem adolescentes e jovens, com idades entre 18 e 20 anos, apresenta um grau maior de preocupação, uma vez que é da natureza do jovem ser mais inconsequente e, no caso de criminosos, mais violento. 

Foram cumpridos mandados de prisão desses jovens e de apreensão de adolescentes, investigados pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, roubo, ameaça e corrupção de menores, além de dar cumprimento a mandados de busca e apreensão. 

Ao todo, foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão para internação de adolescentes, quatro mandados de prisão e nove mandados de busca a apreensão de objetos. 

Durante a operação foram apreendidos celulares, uma balança de precisão e um revólver calibre .38 municiado e pronto para disparo. 

Ao final, foi efetivada a apreensão e internação de três adolescentes e a prisão de três maiores. Os adolescentes foram encaminhados para o DEASE e os maiores à Penitenciária de Chapecó. O material apreendido será analisado e, ao final das investigações, encaminhado ao Ministério Público e Poder Judiciário. 

O INÍCIO 

Depois das prisões realizadas pela DIC durante as diversas fases da operação Woodstock Condá, que desarticulou grande parte do tráfico de drogas em Chapecó, o comércio de drogas passou a se adaptar e rearticular. Com a prisão daqueles que promoviam a distribuição de drogas, outros atores passaram a atuar, buscando assumir o controle do tráfico em alguns locais. 

Os policiais de DPCAMI, após coletar informações acerca da movimentação do tráfico nos arredores da Escola Parque Cidadão Leonel Moura Brizola, identificou a formação de grupo que já começava a tomar forma e controlar o comércio de drogas próximo do local. 

Foram realizadas diligências, levantamento de locais, campanas, análise e cruzamento de dados de ocorrências. Após a coleta desse material, foi identificado o embrião de uma organização criminosa composta principalmente, por adolescentes e jovens que passaram a assumir os negócios ilícitos deixados pelos presos na operação Woodstock Condá. 

BATISMO DA OPERAÇÃO 

Caronte é o barqueiro de Hades, Deus do Inferno na mitologia grega. A sua função era transportar para o outro lado do rio Estige e Aqueronte, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos. 

Mesquinho e apegado ao dinheiro, não recebia na sua barca as almas daqueles que não lhe pagavam a passagem, obrigando estas almas a vagar por 100 anos as margens dos rios. 

O traficante, como um barqueiro do inferno, leva nossas crianças e adolescentes para o outro lado do submundo das drogas, destrói famílias e comunidades, e o faz tudo com o único interesse em enriquecer. Aqueles que não podem pagar para sustentar seu vício são obrigados a praticar delitos, ou aliciados para trabalhar para o tráfico, ingressando no mundo do crime e das drogas, muitas vezes, um caminho sem volta.

Fonte: POLÍCIA CIVIL




Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Sertanejo?
 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 8053766
Usuários Online: 2053
Copyright (c) 2018 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações