(49) 99811-5023

NO AR

ENTARDECER EMY10

emy10.com.br

Brasil

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 8 de junho em SC

Publicada em - 304 visualizações

por Fonte: Diário Catarinense


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A   campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina foi prorrogada até 8 de junho. Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive/SC) informou, em nota, que o motivo foram as dificuldades de mobilidade enfrentadas pela população nos últimos dias, devido à paralisação dos caminhoneiros e ao consequente desabastecimento de combustíveis. 

Segundo dados da Dive/SC, a cobertura vacinal dos grupos prioritários no Estado é de 72,88%, com 1.005.681 doses aplicadas até as 14h20min desta terça-feira, sendo que a meta é de 90%. O público-alvo com maior cobertura, até o momento, é o de idosos (87,29%), seguido por indígenas (83,09%), puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) (79,44%), professores (73,30%), trabalhadores de saúde (62,55%) e gestantes (56,23%), segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. 

— Estamos monitorando a situação e, caso necessário,  promoveremos outras ações para garantir que todas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários para a vacinação tenham a oportunidade de acesso à vacina — afirma o Diretor da Dive/SC, Eduardo Marques Macário. 

O quantitativo total de doses recebidas para a campanha já foi distribuído para todas as regionais do estado. Até o dia 28 de maio, as regionais de saúde que apresentaram as maiores coberturas vacinais dos grupos prioritários foram Concórdia (85,69%) e Laguna (85,55), enquanto as que registram os menores índices foram Lages (64,18%) e Florianópolis (65,07%).

A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde do estado para os grupos prioritários da campanha (idosos, gestantes, puérperas, indígenas, crianças, profissionais da saúde, professores, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de portadores de comorbidades).

O paciente deve levar a carteira de vacinação e o atestado médico caso tenha alguma doença crônica ou pertença a outra categoria de risco para influenza. As crianças que estão recebendo a vacina pela primeira vez recebem ainda uma segunda dose, que deve ser aplicada um mês após a primeira.

Campanha de vacinação

 A campanha de vacinação começou em 23 de abril. A meta de imunizar, pelo menos, 90% dos 1.844.225 catarinenses que compõem os grupos prioritários, público-alvo da campanha. 

Prevenção contra a gripe é essencial

Além da vacinação, há outras ações de prevenção contra gripe que devem ser mantidas. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.

Ficar atento aos sintomas da gripe, que, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares também é essencial. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas. O tratamento precoce com medicamentos antivirais ajuda a evitar a evolução para formas graves que podem levar a internação e ao óbito.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13117511
Usuários Online: 2308
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações