(49) 99811-5023

NO AR

BOM DIA BOM JESUS

emy10.com.br

Brasil

Dívidas atingem mais da metade dos catarinenses, diz Fecomércio

Publicada em 27/03/18 às 10:27h - 298 visualizações

por Fonte: G1 / SC


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)

Mais da metade dos catarinenses estão endividados, segundo uma pesquisa da Fecomércio. São 59% dos consumidores, desses 19% estão inadimplentes, ou seja, já estão no vermelho, e 9% não vão conseguir pagar suas contas. O cartão de crédito é maior vilão, depois vem os famosos carnês e os financiamentos.

Na segunda reportagem da série Seu Dinheiro Vale Mais, o Bom Dia Santa Catarina mostra exemplos de pessoas que conseguiram se livrar do endividamento e o alerta que fazem os economistas.

Quando o assunto é dívidas, são poucos os que assumem que já tiveram. Depois da separação, José Ronaldo Pereira Júnior, desenvolvedor de software, viu a sua vida financeira mudar da noite para o dia.

"Eu precisava de um montante de dinheiro pra sair da casa da minha ex-mulher e pra poder começar a vida nova. Aí eu fiz um empréstimo, comecei fazendo um empréstimo com garantia do carro... só que eu não soube administrar que eu estava solteiro, com menos aporte financeiro e com mais dívidas", explicou.

José deixou de pagar o cartão de crédito, cheque especial em dia, os juros foram aumentando e sua dívida também.

"Eu precisei fazer uma mensuração dela [dívida] e coloquei numa planilha o que eu estava devendo, e estava em mais ou menos R$ 30 mil", contou José.

Para reverter a situação, ele teve que se organizar financeiramente. "Mas o que essa readequação fez de importante pra mim? Ela me deixou claro que eu não precisava abrir mão de coisas importantes pra mim, eu precisava apenas colocar o que é importante numa lista", contou.

No caso do agricultor Olidemar Luzzi, o problema foi que ele deu o passo maior que a perna. Ele era suinocultor e estava passando por dificuldades financeiras. Mesmo assim decidiu investir, só que alto demais. Ele buscou financiamento e não conseguiu dar conta do pagamento.

"O juro era meio alto, sempre foi meio alto né, e a gente não conseguiu, a gente chegou a um ponto extremo, vou dizer assim, no fundo do poço, de ter parte da propriedade que foi à leilão para amenizar, para abater parte das dívidas", contou o agricultor.

Com muito planejamento seu Olidemar conseguiu comprar o terreno de volta. Hoje a propriedade é referência na agricultura orgânica.

Situações como a de José e do seu Olidemar são muito frequentes, dizem os especialistas. Para o economista Airton Zolet as pessoas devem se planejar muito, não gastar mais do que ganha e fugir dos juros altos.

"Se ele mudar e guardar o dinheiro ele muda a história da vida dele, não dá pra pagar juros no Brasil. É importante que ele descubra qual é o seu padrão... aí não vai ter excesso de consumo, não vai ter excesso de despesa e ele não vai entrar no endividamento".

Para sair do endividamento, na opinião dele, é preciso planejamento. "A primeira atitude é anotar tudo, escrever tudo e descobrir quanto é a sua renda líquida, mesmo porque a partir da sua renda líquida que você vai conseguir sair do endividameneto, mas vai levar tempo. Para entrar é rápido, para sair leva muitos anos", conclui.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13101540
Usuários Online: 2303
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações