(49) 99811-5023

NO AR

SEXTOU COM A GRAZI

emy10.com.br

Brasil

Hospital e médico terão que indenizar pais em R$ 100 mil por morte de bebê

Publicada em 08/10/17 às 07:51h - 563 visualizações

por Fonte: Oeste Mais /G1 SC


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação internet)

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) manteve a condenação do médico Oscar Guido Navia Torrico e do Hospital Municipal Frei Rogério, em Tangará, pela morte de um bebê ocorrida em 2006.

 

Pelo entendimento da Justiça, houve negligência médica e os réus deverão pagar uma indenização de R$ 100 mil aos pais da criança. A decisão unânime foi divulgada pelo TJSC nesta sexta-feira, dia 6.

 

O advogado do médico, Guilherme Scharf Neto, afirmou que "o que o médico fez foi tentar fazer o parto normal. Ele alega que o ocasionou a morte foi ter nascido com o cordão umbilical enrolado no pescoço e ter quadro de baixo oxigênio e ingerido líquido placentário".

 

Na sexta, a defesa do médico entrou com pedido de embargos de declaração. "Para corrigir algumas contradições do acórdão e para questionar. Uma tese do médico é que ele não pode responder por essa ação como servidor público. Se o servidor público comete algum erro quem responde é o Estado. O que nós defendemos é a ilegitimidade passiva do médico servidor público", disse o advogado.

 

O contato com as defesas do hospital e dos pais do bebê não foi conseguido  pela reportagem.

 

Decisão

 

Segundo o processo, a mãe, quando soube da gravidez, procurou o posto de saúde em Ibicaré, município vizinho, e fez as consultas pré-natais durante toda a gravidez com o médico réu na ação. Ela afirmou que em nenhum momento foi informação de qualquer situação de risco.

 

No dia em que deu entrada no hospital, já em trabalho de parto, foi atendida pelo mesmo profissional. Consta no boletim médico que ela foi admitida com dor lombar, discreta perda de líquidos e contrações fortes e espaçadas. A mulher ficou em trabalho de parto por dois dias, conforme o processo.

 

Quando foi levada à sala de parto, o bebê nasceu com apneia e parada respiratória. A criança morreu cerca de uma semana depois.

 

Para o relator do processo, desembargador Francisco Oliveira Neto, a alegação do médico de que a causa da morte tenha sido o cordão umbilical não convenceu, pois o bebê já estava pronto para nascer quando a mãe deu entrada no hospital.

 

"Diante de tudo o que foi descrito, não há dúvidas que houve negligência médica por parte do réu, caracterizada pelo prolongamento injustificado do parto", afirmou o desembargador. Para ele, a demora fez com que o bebê tivesse falta de oxigênio nas células, o que ocasionou a morte.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13114125
Usuários Online: 2306
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações