(49) 99811-5023

NO AR

BOM DIA BOM JESUS

emy10.com.br

Brasil

Técnicos detectam rachaduras em imóveis após tremor de terra no PR

Publicada em 20/09/17 às 10:40h - 439 visualizações

por Fonte: Paraná Portal


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução)
A vistoria foi feita por profissionais do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Vários imóveis foram periciados nas áreas mais atingidas pelo tremor de terra, registrado na madrugada desta segunda-feira (18). O epicentro foi em Rio Branco do Sul, na grande Curitiba. 

De acordo com o geólogo Renato Lima, as pessoas estavam muito assustadas, já que acordaram com o tremor de madrugada. Segundo ele, em algumas casas foram encontradas rachaduras. 

"Abertura de fissuras, de fraturas, fraturas com até um centímetro ou mais de afastamento, pisos das casas com rachaduras. Fizemos esse levantamento na área urbana e depois na área rural", explicou 

Segundo o geólogo, o tremor foi de 5 graus na escala de Mercalli, que mede esses eventos na superfície. A escala vai até 12. No grau mais alto, é possível perceber mudanças de grandes massas rochosas e mudanças na topografia do local que foi atingido pelo evento. 

"É comum a ocorrência, mas no Brasil não é comum as pessoas perceberem como perceberam dessa vez. A magnitude que você vê nos noticiários, ela não é tão rara, mas a percepção que as pessoas tiveram na superfície, os efeitos que tiveram na superfície são mais raros e dessa vez foram bastante percebidos", disse. 

Apesar das rachaduras, nenhum imóvel foi interditado. De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o abalo atingiu 3,5 pontos na escala Richter, que determina a intensidade de um tremor de terra. Essa escala vai de 1 até 9. O evento no Paraná pode ser considerado médio. 

Os técnicos da UFPR também foram ao local em que foi detectado o epicentro do tremor, em Rio Branco do Sul. O objetivo foi estudar a topografia do local, para tentar determinar as causas do fenômeno. 

Além de Rio Branco do Sul, moradores de Itaperuçu, Almirante Tamandaré, Colombo e Curitiba também relataram ter percebido a terra tremer. 

Apesar dos registros, nenhum atendimento foi registrado entre a noite de domingo (17) e a madrugada desta segunda-feira, de acordo com o Corpo de Bombeiros. 

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil também informou que não houve chamados para atender ocorrências, apenas pessoas ligando por curiosidade, para saber o que aconteceu.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13101478
Usuários Online: 2302
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações