(49) 99811-5023

NO AR

Rádio Emy10

emy10.com.br

Brasil

PF faz operação no Oeste contra uso ilegal de terras indígenas por agricultores

Publicada em 05/07/18 às 08:48h - 452 visualizações

por .


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: (Foto: MPF/Divulgação))

A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta quinta-feira (5) 23 mandados de busca e apreensão na Operação Safra, contra a suspeita de arrendamento de áreas cultiváveis da Terra Indígena Xapecó, no Oeste catarinense. Conforme a investigação, uma cooperativa indígena fazia contratos irregulares com agricultores.

Os mandados são cumpridos nas casas de agricultores arrendatários, indígenas e cooperativas em ChapecóIpuaçúEntre RiosBom JesusAbelardo Luz e Xanxerê. Não foram expedidos mandados de prisão. Ao todo, participam 92 policiais da operação. Até as 8h, não havia balanço de cumprimento.

De acordo com a PF, 75% das áreas cultiváveis da Terra Indígena Xapecó, ao menos 3,2 mil hectares, foram usadas por agricultores, gerando cerca de R$ 10 milhões aos envolvidos na safra de 2018.

Os agricultores teriam plantado e colhido soja, milho entre outros produtos. Segundo a investigação, líderes indígenas da cooperativa recebiam parte do lucro, mas o restante da comunidade, não.

A PF ainda investiga o desvio de R$ 1,5 milhão que a cooperativa recebeu em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do estado para auxiliar a produzir, mas que pode ter ido para líderes da cooperativa.

Por lei, as terras não podem ser arrendadas ou feitas parcerias que restrinjam o pleno exercício da posse direta da comunidade indígena.

Os envolvidos são investigados por estelionato, associação criminosa e prevaricação.


G1




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13101252
Usuários Online: 2304
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações