(49) 99811-5023

NO AR

Rádio Emy10

emy10.com.br

Brasil

Projeto que legaliza queijo artesanal em SC é aprovado em primeiro turno

Publicada em 14/12/17 às 11:09h - 446 visualizações

por Fonte: Diario Catarinense


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação internet)

O projeto de lei  que permite  a formalização e legalização de produtores de queijo artesanal de leite cru em SC foi aprovado nesta quarta-feira, dia 13, na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), em primeiro turno.

 

Nenhum dos 28 deputados presentes fez oposição ao texto, de autoria do deputado estadual João Amin (PP). O projeto ainda precisa passar por um segundo turno de votação, que deve ocorrer na próxima semana.

 

Cerca de 20 produtores rurais compareceram à Alesc para acompanhar a aprovação na Comissão de Finanças e, à tarde, no plenário. Vários deputados discursaram a favor do projeto, além do próprio autor, arrancando aplausos dos agricultores presentes.

 

Embora o Ministério da Agricultura (Mapa) tenha, desde 2013, uma instrução normativa que permite a comercialização de queijo de leite cru, uma regulamentação que a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agropecuário de SC (Cidasc) afirma cumprir, produtores se queixam das inúmeras exigências incompatíveis com quem não tem o tamanho de uma indústria. Para resolver isso, há uma lei estadual de 1997, específica para os pequenos. Na prática, contudo, ela seria ignorada pelos órgãos fiscalizadores.

 

A norma de 1997 também não menciona o leite cru. Hoje, apenas uma lei, que vale desde o ano passado, permite a produção e venda dos queijos de leite cru no estado, mas é voltada especificamente para o tipo serrano e exige um mínimo de 60 dias de maturação, diferente do processo de produção de outros artesanais em SC.

 

Com as restrições, justifica o projeto aprovado hoje, o queijo artesanal de leite cru corre o risco de desaparecer em Santa Catarina. Segundo o último censo agropecuário do IBGE, de 2006, havia 5,8 mil propriedades rurais que faziam queijo artesanal em SC, redução de 90% em relação ao levantamento de 1996.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13101220
Usuários Online: 2307
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações