(49) 99811-5023

NO AR

Rádio Emy10

emy10.com.br

Brasil

Uma semana da tragédia que vitimou 9 crianças em creche

Publicada em 12/10/17 às 10:38h - 456 visualizações

por Fonte: G1


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: (Foto: Reprodução/Inter TV))
A tragédia em uma creche em Janaúba, no Norte de Minas, completa uma semana, nesta quinta-feira (12), e 20 pessoas permanecem internadas em hospitais de Montes Claros, Janaúba e Belo Horizonte; 14 são crianças. Onze pessoas morreram, sendo 9 crianças, a professora Helley Batista, e o vigia do local, que foi o responsável pelo ataque. Damião Soares dos Santos, de 50 anos, trancou as portas da creche, jogou álcool nas crianças e nele mesmo e, em seguida, colocou fogo.
No ataque, a professora Helley Batista teve 90% do corpo queimado tentando salvar as crianças. A creche será reconstruída e terá o nome da professora que morreu como heroína.
Maísa Barbosa dos Santos, de 6 anos, era aluna da professora Helly. Após uma semana internada, ela recebeu alta, e pergunta pela professora. A mãe, Joana D'arc, conta que viu sua vida transformada com a notícia de que sua filha estava viva. "Ela teve três paradas cardíacas. Ficou internada em Belo Horizonte; queimou as vias respiratórias. Ela de volta em casa, foi um presente para mim; Deus abençoou".
Joana relembra que no dia do incêndio na creche, que fica no mesmo bairro da sua casa, Rio Novo, ela encontrou a filha já na rua, pedindo ajuda e deitada no chão. "Eu fiquei desesperada. Vi ela deitada no chão, pedindo ajuda; estava ruinzinha. Ela foi levada primeiro para o Hospital Regional, depois Montes Claros e Belo Horizonte; só fiquei sabendo que ela estava lá quando uma amiga viu na TV falando. Foi uma aflição grande, fiquei sem saber onde estava e tive de ir na madrugada para Belo Horizonte".
Para Joana, que está desempregada e recebe R$ 60 do Bolsa Família, o momento será de dedicação total à recuperação de Maísa. Ela não pretende colocar a criança em escola por algum tempo. "Vou esperar ela recuperar, acalmar, tirar da cabeça dela o que ocorreu".
Na cidade o clima ainda é de luto e reconstrução. A 23 unidades da rede municipal de educação passam por vistorias. A creche Gente Inocente foi interditada pelos bombeiros um dia após o ataque, por risco de desabamento. Nas quatro primeiras vistorias feitas nesta semana, duas unidades indicaram não possuir itens preventivos de segurança, exigidos pelos bombeiros, mas, MP, Prefeitura e bombeiros criam estratégias para que as atividades nas escolas não sejam encerradas.
O prédio da creche será reformado por empresários do Norte de Minas, e o Governo Federal liberou R$ 8,7 milhões para construção de creches e manutenção de hospitais em Janaúba.
Damião
O homem responsável pela tragédia perto do Dia das Crianças era conhecido por ser calado e introspectivo. Ele não convivia com os alunos da creche, entrava às 18h, e as crianças saíam às 17h. No dia do crime, os funcionários não viram motivos para barrar Damião, que era efetivo há 8 anos.
O vigia estava afastado dos familiares há mais de 2 anos, mas se reaproximou da mãe dias antes de incendiar a creche. Ele ainda disse para uma sobrinha que ia dar um presente à família. "Essa semana vou morrer", disse ele.
Para a polícia, o crime foi premeditado. "Tenho plena convicção de que o crime foi premeditado, ele escolheu a data de 5 de outubro porque o pai dele morreu no dia 5 de outubro, há três anos", disse o delegado Bruno Fernandes. Ele contou também, após entrevistar familiares do vigia, que desde 2014 ele já apresentava "sinais de loucura". "Ele alegava que a mãe dele estava envenenando a água, e que isso estava trazendo problemas".
Damião também estava afastado do trabalho, e a diretora pediu que ele levasse o atestado médico. Na manhã de quinta-feira, ele chegou na creche, de mochila, não chegou a tirar o capacete, fechou as portas e já ateou fogo em uma funcionária que estava na cozinha.
Na casa de Damião, a polícia encontrou cartas escritas por ele, nas quais dizia ter predileção e afeto por crianças, mas também achou os galões de combustível; seis ou sete galões de cinco litros com álcool.
Damião foi enterrado em uma cerimônia discreta, no mesmo instante que acontecia o cortejo na professora Helly. Ele foi enterrado na mesma cova no pai. Não havia familiares ou amigos, apenas os funcionário da funerária.
Dia das Crianças
Nesta quinta-feira (12), o ônibus da Cruz Vermelha estará em Janaúba, levando mais de 500 brinquedos e outros donativos, como medicamentos e alimentos. Além disso, cerca de 11 iniciativas parceiras de Montes Claros e região vão se juntar para fazer um evento na cidade, aberto à comunidade, com rua de lazer.
A Cruz Vermelha informou que vai montar duas tendas de atendimento psicológico - uma pra crianças, outra para adultos. "Com as crianças a ideia é fazer atendimento mais lúdico, por meio de desenhos. No fim, será feita a doação de brinquedos. Cada criança pega uma senha e retira seu brinquedo".



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13118710
Usuários Online: 2303
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações