(49) 99811-5023

NO AR

BOM DIA BOM JESUS

emy10.com.br

Brasil

Mais de 90 mandados de prisão são cumpridos em operação contra grupos criminosos em SC

Publicada em 21/04/17 às 06:08h - 422 visualizações

por Fonte: G1 / SC


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: (Foto: Júlio Ettore/RBS TV))

De um total de 112 mandados de prisão, a polícia cumpriu 91 até a tarde desta quinta-feira (20) na operação contra grupos criminosos que começou às 6h desta quinta em sete cidades catarinenses. Dos mandados cumpridos, mais de 60 eram de pessoas que já estão no sistema prisional.

Todos os 40 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, entre celulares, armas, munições, radiocomunicadores e computadores. As investigações começaram há cinco meses, conforme o delegado Antônio Cláudio Joca disse em coletiva de imprensa na tarde desta quinta.

De acordo com o delegado Adriano Bini, 200 policiais civis cumprem os mandados de prisão e 40 mandados de busca e apreensão na capital, em Joinville e Araquari, no Norte do estado, ItajaíBalneário Camboriú, no Litoral Norte, Laguna, no Sul, e São José, na Grande Florianópolis. Na capital, as diligências ocorrrem nas comunidades do Papaquara, Siri e Vila União.

"A gente conseguiu na terça-feira [18] encaminhar representação, que foi rapidamente apreciada tanto pelo Ministério Público como pelo poder judiciário, onde saíram as medidas e a gente conseguiu na data de hoje [quinta] deflagrar a operação a partir das 6h", explicou o delegado Joca.

Ele falou também sobre o começo dos trabalhos, em novembro. "A gente inicialmente focou toda a investigação voltada para integrantes da organização criminosa que atuavam na rua, praticando crimes. E a partir da identificação de alguns deles, a gente conseguiu identificar também lideranças dentro do sistema prisional que determinavam e colaboravam com a prática desses crimes na rua. Durante esse período de cinco meses, algumas ações foram evitadas. A gente conseguiu identificar também a autoria de outras ações que foram cometidas, dentre crimes de roubo, principalmente homicídios".

Com relação aos assassinatos ocorridos no Norte da Ilha, em Florianópolis, o delegado afirmou que já há identificação dos suspeitos. "Foi gerado um procedimento à parte em virtude desse inquérito-mãe. Ali na ocasião já foram presas cinco pessoas. Futuramente, serão representadas por mais três prisões preventivas desses autores, daquelas ações no Norte da Ilha".

Comunicação dentro dos presídios

O secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, também participou da coletiva de imprensa e falou sobre a comunicação entre criminosos dentro e fora do sistema prisional catarinense. "É muito difícil você evitar totalmente que o mundo interno dos presídios, quem está dentro do presídio ter que se comunicar com o mundo exterior. Até porque as formas de comunicação com o mundo exterior são as mais diversas possíveis".

Sobre em quanto tempo as ações da polícia devem refletir na violência nas ruas, o secretário afirmou que é difícil estipular um prazo. "Nós estamos trabalhando com afinco, com dedicação, a nossa polícia. O exemplo está nas ações operacionais que estamos fazendo, na ação operacional da Polícia Militar de ontem [quarta], na operação da Deic de hoje [quinta], na prisão de muitos criminosos, muitas armas, muitas drogas. Mas é muito difícil nós darmos um prazo, estabelecermos um prazo".

Por fim, também falou sobre as causas da criminalidade. "A própria sociedade pode colaborar não consumindo droga. Enquanto tiver elemento da sociedade consumindo droga, vai ter o traficante vendendo droga. Então o estado social tem que atacar as causas primárias da criminalidade. Fazer trabalhos sociais. Quanto mais o estado aplicar no social, menos vai aplicar na repressão".

De acordo com a Secretaria, o grupo criminoso investigado tem envolvimento com roubo, tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção de menores, homicídio, estelionato, lavagem de dinheiro e porte/posse/comércio de armas de fogo/munições.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13116467
Usuários Online: 2303
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações